Deus: Único e Incomparável

“Quem é semelhante ao Senhor, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra? Ele levanta o pobre do pó e tira o necessitado do monte de lixo, para o fazer sentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo. O Senhor faz com que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!” (Salmos 113:5-9) 

Não há nada que se compare ao nosso Deus! Por mais que se tente mensurar a grandeza e excelência do Senhor, é impossível termos a percepção completa de quem é Ele. Nossa percepção não atinge um grau maior do que nossa limitação finita e mortal, e por mais que tentemos descrevê-lo, com toda a nossa imaginação e pretensa sabedoria que acumulamos, tudo sempre será muito aquém do que de fato Deus pode, faz e é! 

“Com quem vocês querem comparar Deus? Com que imagem vocês o podem confrontar?” (Isaías 40:18) 

 Tudo que fazemos, sendo imagem e semelhança de Deus, por mais belo e admirável que seja não se compara a Deus. Nada do que já registramos em nossa história, ou das coisas que ainda iremos descobrir, ou ainda nossa capacidade de fazer coisas boas, ainda assim não podemos ser comparados ao amor e perfeição do nosso Deus. 

No livro de Isaías, Deus mesmo pergunta ao Seu povo, tão inclinados e sedentos de ver a Deus, e que vão em busca de ídolos e imagens de esculturas: “Com quem vocês vão me comparar? A quem eu seria igual?” — diz o Santo.” (Isaías 40:25) 

Nada há que se compare à santidade, justiça e poder de Deus. Não importa o quanto se busque, o quanto se entregue. O salmista nos afirma: “Não há entre os deuses quem seja semelhante a ti, Senhor; e nada existe que se compare às tuas obras.” (Salmos 86:8) 

Não há nada ou outro que lhe seja igual, seja na terra ou seja nos céus! Não existe outro ser, nenhum outro deus que se compara ao Senhor. Mesmo havendo atributos comunicáveis às criaturas, não passam de imitações baratas de ídolos e falsos deuses, Ele é o Grande “Eu Sou”, o Criador supremo. 

Então por que a Bíblia faz comparações? 

Mas, por que a Bíblia faz algumas comparações ou analogias a Deus? 

Deus não cabe numa definição simplista, e não temos essa capacidade de criar tal definição. Seria preciso de muitas palavras para, ao menos, tentar descrevê-lo, e ainda estaríamos sempre aquém. Por isso o uso de metáforas e alegorias, que os autores humanos usaram para demonstrar ou ensinar sobre as características de Deus. 

Como nós mesmos costumamos fazer quando queremos evidenciar uma característica de outra pessoa, fazemos uma alusão às qualidades dessas pessoas. Exemplo: Fulano é um touro; Beltrano é uma máquina. Não significa que eles são animais ou robôs, apenas fazemos uma ilustração das qualidades próprias daquelas pessoas. 

 Vejamos alguns exemplos de comparação (ou metáforas) relativas a Deus, na Bíblia: 

 “Porque o nosso Deus é fogo consumidor.”(Hebreus 12:29) 

 “— Jerusalém, Jerusalém! Você mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, mas vocês não quiseram!”(Mateus 23:37) 

 “— Jerusalém, Jerusalém! Você mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, mas vocês não quiseram!”(Lucas 13:34) 

 “O Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de angústia.”(Salmos 9:9) 

 “O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.”(Salmos 46:11) 

 “Mas o Senhor é o meu alto refúgio; o meu Deus é o rochedo em que me abrigo.” (Salmos 94:22) 

 “o meu Deus, o meu rochedo em que me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu alto refúgio. Ó Deus, tu me salvas da violência.” (2 Samuel 22:3) 

 “Só ele é a minha rocha, a minha salvação e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado.”(Salmos 62:6) 

 “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.”(Salmos 23:1) 

 “ele é escudo para todos os que nele se refugiam.”(Salmos 18:30) 

 “Olha, ó Deus, escudo nosso”(Salmos 84:9) 

 “Toda palavra de Deus é pura. Ele é escudo para os que nele confiam.”(Provérbios 30:5) 

 “ele é escudo para todos os que nele se refugiam.”(2 Samuel 22:31) 

 “Nunca mais o sol será a sua luz durante o dia, e o resplendor da lua nunca mais a iluminará; pois o Senhor será a sua luz perpétua, e o seu Deus será a sua glória. O seu sol nunca se porá, e a sua lua nunca minguará, porque o Senhor será a sua luz perpétua, e os dias do seu luto chegarão ao fim.” (Isaías 60:19,20) 

 “Porque o Senhor Deus é sol e escudo”(Salmos 84:11) 

 Este salmo diz-nos que o Senhor é sol, e de fato, Ele é a Luz eterna, salvação, escudo e proteção. 

 Em algum momento desta nossa vida já paramos por um instante sob o sol brilhante e pensamos o quão é importante para a vida a existência do sol? Não apenas por sua luz e seu calor, que são extremamente necessários para nossa vida, e para todo o planeta com seus incontáveis submundos existentes dependentes do astro rei, como disse o poeta. A vida no planeta está devidamente ajustada em seus ciclos e estações, como também no espaço serve de orientação para o vasculhar da imensidão do espaço. E ainda é vital para que nossa saúde física e mental permaneça em equilíbrio. Um astro de fundamental importância para o que conhecemos hoje por vida. 

 Assim também é Deus quando está no centro de nossas vidas, tal qual o sol no sistema solar. O Senhor é a indispensável fonte de vida que sustenta toda a Criação. E ainda assim, toda a linguagem poética ou pedagógica não consegue equiparar Deus a nada que exista no mundo. 

 Tudo é comparação Limitada. 

 Mesmo quando fazemos a comparação com o poderoso sol, é tudo restrito, pequeno, quando consideramos a infinita grandeza do Pai Eterno. Deus criou o sol e todas as estrelas. O sol é apenas uma referência que nossa mente finita e limitada considerou como grandeza para tentar mensurar o poder do Senhor.  

 A distorção. 

 Adorar a criatura em vez do Criador. 

Uma multidão se entrega aos astros em busca de orientação sobre suas vidas. Culturas que adoram o sol como uma divindade. Hoje sabemos que o nosso sol nem é o maior entre os sóis. Existem outros tantos bem maiores. Mas o que importa é que todos foram criados pelo poder da Palavra de Deus, e não há nada, nem ninguém, maior que Ele. O Senhor é totalmente incomparável com tudo que existe. 

“Não há ninguém semelhante a ti, ó Senhor! Tu és grande, e grande é o poder do teu nome. Quem não temeria a ti, ó Rei das nações? Porque isto te é devido. Porque entre todos os sábios das nações e em todo o seu reino não há ninguém semelhante a ti.”(Jeremias 10:6,7) 

Através do estudo da Bíblia, a Palavra de Deus, conhecemos as qualidades do Senhor, seus grandes feitos, e então podemos vislumbrar uma réstia de Seu imenso poder, Sua sabedoria e Sua infinita graça. YHWH o criador de todas as coisas, de todas as estrelas e as incontáveis galáxias, com seus infindáveis planetas esparramados por todo o universo. Esse é o nosso Deus. O Criador incomparável. 

“O Senhor fez a terra pelo seu poder. Com a sua sabedoria, estabeleceu o mundo; e, com a sua inteligência, estendeu os céus.” (Jeremias 10:12) 

Seu poder incomparável. 

“Peço que ele ilumine os olhos do coração de vocês, para que saibam qual é a esperança da vocação de vocês, qual é a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual é a suprema grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder.” (Efésios 1:18,19) 

Deus é eterno. 

“Será que você não sabe, nem ouviu que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? A sabedoria dele é insondável.” (Isaías 40:28) 

Seu amor incomparável. 

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”(João 3:16) 

Deus único, digno de glória. 

“a este Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, para sempre. Amém!”(Romanos 16:27) 

“Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória para todo o sempre. Amém!”(1 Timóteo 1:17) 

Agora Deus fala por intermédio de Seu Filho Jesus: 

“O Filho, que é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela sua palavra poderosa, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,”(Hebreus 1:3)  

 E Ele deseja que vivamos o Seu verdadeiro amor. Confie no soberano Senhor e busque conhecê-lo mais através da Sua Palavra. 

“E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”(João 17:3)  

 Ele é o incomparável Deus! 

Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *