Amar a Deus sobre todas as coisas e de todo coração

Jesus disse que o maior mandamento é amar a Deus, nada é mais importante que isso. O que significa que Ele reina acima de todas as coisas, acima de todo sentimento. Que Ele deve ser a prioridade em nossas vidas. Que Ele de fato se assenta e reina em nós e sobre nós. Nosso Senhor Jesus nos ensina: 

“Chegando um dos escribas, que ouviu a discussão entre eles e viu que Jesus tinha dado uma boa resposta, perguntou-lhe: — Qual é o principal de todos os mandamentos? Jesus respondeu: — O principal é: “Escute, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!”(Marcos 12:28,29); 

 — Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Jesus respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.” Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.“(Mateus 22:36-39). 

 A tradição judaica identifica cerca de 613 mandamentos inscritos no Pentateuco, mas Jesus sintetizou toda a Lei indicando o amor, primeiro dirigido a Deus como Senhor, e depois para o ser humano. O que nos indica que, antes de qualquer coisa, devemos amar a Deus sobre todas as coisas, e refletirmos esse amor de Deus para com os nossos semelhantes.  

 Mas como o amor a Deus se expressa?  

 Para explicar como o amor a Deus deve ser, Jesus nos ensina que devemos amar a Deus de maneira completa, precisamos usar o coração, a alma e nossas forças. 

 Amar a Deus de todo coração 

 O coração representa o centro de todas as nossas emoções e nossos desejos. O quanto desejamos a Deus sinceramente? Queremos, e de fato o buscamos, para com Ele estarmos desfrutando da Sua presença? Em algum momento de nossa correria moderna deixamos brilhar a ideia de passar tempo com Deus certos de que nos trará alegria?  

 O ser humano deve amar a Deus com todas as suas faculdades mentais, dadas pelo próprio Deus, e usarmos todas na sua plenitude. Como diz: “Bendiga, minha alma, o Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.”(Salmos 103:1”) 

 Quando você ama a Deus de todo o seu coração, você encontra prazer e alegria nas coisas de Deus. Mas isso exige uma entrega total. Uma verdadeira rendição de tudo que somos e possuímos ao senhorio do Senhor. Todo o coração. Toda a alma. Todo o entendimento. Toda força. Nosso amor a Deus não deve deixar espaço para dúvidas. 

Amar a Deus de toda a sua alma 

al·ma 

 (latim anima, -ae, sopro, ar, respiração, princípio vital) 

 substantivo feminino 

1. [Religião] Parte imortal do ser humano. 

2. Ser humano. = INDIVÍDUO, PESSOA 

 “alma”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/alma [consultado em 30-03-2023]. 

Ainda, consciência, espírito, no sentido figurado o que dá força e vivacidade, essência ou fundamento, índole. 

Nossa alma é nossa personalidade, nossos pensamentos, nosso entendimento, aquela voz audível dentro de nós. Diante disso tudo, procuramos conhecer mais de Deus? Empenhamos toda a nossa capacidade para nos aproximarmos Dele e termos uma relação com Ele? 

Amar a Deus vai além do emocional que sentimos, deve ser uma decisão racional. Escolhemos amar a Deus. Escolhemos buscar a Deus. É um ato consciente, que implica em disciplina e força de vontade. Devemos querer dirigir nossos pensamentos em direção a Deus. 

Amar a Deus de todo o entendimento 

Amar a Deus com todo nosso entendimento significa que devemos amar a Deus com todo o nosso ser, inclusive o pensar. Costumamos dizer que amamos “de todo o coração” e até “de toda a minha alma”, mas podemos amar com a nossa mente? Amar a Deus com toda a nossa mente é levar cativo nosso pensar a Deus. Ter o nosso pensamento centrado em Cristo. Quando pensamos nas coisas que Deus fez através de Cristo Jesus, esse pensar faz com que nosso amor desperte.  

Amar com todo o entendimento quer dizer que precisamos de Jesus Cristo, o Rei do entendimento, para aprender o que é o amor. Somente Jesus Cristo pode nos explicar o que é o amor, abrindo nossos olhos. Logo, devemos procurá-lo ou jamais saberemos amar e sem isso é impossível ser feliz. Porque também está escrito sobre o amor: 

 “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, isso de nada me adiantará. O amor é paciente e bondoso. O amor não arde em ciúmes, não se envaidece, não é orgulhoso, não se conduz de forma inconveniente, não busca os seus interesses, não se irrita, não se ressente do mal. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba. Havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará.”(1 Coríntios 13:1-8) 

 E este é o desafio. Todo o nosso pensar, todo nosso tipo de pensamento empenhar em Deus.  Paulo nos instiga: “busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra.” (Colossenses 3:1,2) 

Como posso buscar algo em que não penso? Como posso adorar a Deus se não vivo o que Dele sei e o que Ele espera de mim? 

Se pouco sei, coloco em prática e busco aprender mais. O nosso problema é que sabemos muito e pouco praticamos. Nos escondemos atrás do nosso conhecimento, seja parco ou vasto.  

Nosso pensamento não tem muros ou cercas, se o deixarmos livre iremos para longe de Deus. 

Amar a Deus de todas as suas forças 

Amar a Deus de todas as nossas forças implica usar nosso corpo, todas as nossas ações e todas as palavras que dissermos. É usarmos de toda a nossa capacidade, o talento e habilidade que Deus nos deu como forma de glorificar ao Pai.  A forma como vivemos e agimos reflete nosso amor por Deus?   

Amar a Deus com toda nossa energia, nossas capacidades, dons, significa estar a serviço de Deus. Significa que não devemos medir esforços quando se trata do nosso nível de energia em demonstrar o nosso amor a Deus. É refletir o amor de Deus em nossas vidas, irradiando aos que orbitam à nossa volta. 

“Naquele dia vocês saberão que eu estou em meu Pai, que vocês estão em mim e que eu estou em vocês. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.”(João 14:20,21) 

Amar com todas as forças é quando precisamos dar nosso máximo para amar a Deus mesmo quando passamos por dificuldades. Mesmo em momentos difíceis é preciso decidir amá-lo, e nem sempre isso é fácil. 

E segundo a Bíblia, o que é o amor? 

A Bíblia nos diz que o amor é muito poderoso, pois é capaz de mudar a forma como nos relacionamos com outras pessoas. Em 1 Coríntios 13, a descrição do amor perfeito. aquele que vem de Deus: 

– O amor produz um bom caráter (O amor é paciente e bondoso. O amor não arde em ciúmes, não se envaidece, não é orgulhoso,1 Coríntios 13:4) 

Quem vive o amor em seu coração vive uma vida diferente. O amor produz boas qualidades, como a paciência e a bondade, e afasta atitudes negativas, como a inveja e o orgulho. O amor transforma o coração.     Paulo nos exorta a adotarmos um amor com propósito, um amor persistente e atento às perspectivas. É escolher amar ao próximo, mesmo contra nossa própria vontade. Amar mesmo a quem nos ofendeu e acima de tudo, não esmorecer, quando o cansaço nos tomar, quando as frustrações se avolumarem. 

– O amor é altruísta (não se conduz de forma inconveniente, não busca os seus interesses, não se irrita, não se ressente do mal.1 Coríntios 13:5) 

Amor altruísta é aquele em pensamos mais nos outros do que em nós mesmos, enquanto o amor egoísta é aquele em que só pensamos em nós, onde não há questões como a felicidade do próximo. Amor egoísta é troca. Quando dá algo espera algo de volta. Nosso maior exemplo de amor altruísta é o próprio Cristo. 

Todo ser humano quer ser alvo de um amor incondicional, todos queremos ser amados e respeitados, não importa o que façamos. Mas quantas vezes estamos realmente dispostos, a corresponder a esse amor? 

Devemos nos constranger pelo amor de Deus por nós, e não pelo que esperamos das outras pessoas.  Onde há amor, não há lugar para egoísmo, rancor nem maus-tratos. O amor muda nossos relacionamentos. 

– O amor é justo (O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. 1 Coríntios 13:6) 

A verdade não coaduna com a injustiça, pois a injustiça também é causada pela mentira. Quem tem amor não busca injustiças, não comete injustiças contra outras pessoas, antes exalta de alegria quando a verdade prevalece. A verdade faz bem e liberta. 

– O amor dá força (O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.1 Coríntios 13:7) 

Muitas coisas na vida são difíceis, mas o amor ajuda a superar todas. O amor é uma fonte de força e esperança nos momentos mais escuros da vida. Paulo declara que o amor sempre irá proteger, sabe esperar e perseverar, permanece sempre firme, mesmo que as circunstâncias sejam contrárias e desagradáveis. O mais puro e elevado dos dons do Espírito Santo é a graça do amor divino. 

– O amor nunca perece (O amor jamais acaba. Havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará.1 Coríntios 13:8) 

O amor é mais que um sentimento. Os sentimentos mudam, mas o amor continua. O amor é uma escolha, uma forma de viver, um poder que vem diretamente de Deus. O amor de Deus é eterno e ninguém o consegue destruir. Todas as outras coisas poderão passar, mas o amor que vem de Deus nunca vai acabar. Mesmo quando chegarmos à eternidade, onde não haverá a necessidade de profecias, falar em línguas, etc., o amor persistirá. Deus é eterno e eterno o Seu amor. 

“Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.” (Tiago 2:17), assim também, palavras sem amor e sem ações práticas não são nada: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, isso de nada me adiantará.” (1 Coríntios 13:1-3)  

Podemos de alguma forma ter ideia do quanto Deus nos ama? Mas com certeza podemos dizer que o amor de Deus pode tocar nosso coração e mudar nossa vida. Veja por quê: 

Deus nos amou primeiro  

“Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus nos amou de tal maneira, nós também devemos amar uns aos outros.” 1 João 4:10,11   

Deus é nosso amigo   

“Ninguém tem amor maior do que este: de alguém dar a própria vida pelos seus amigos. Vocês são meus amigos se fazem o que eu lhes ordeno. Já não chamo vocês de servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz; mas tenho chamado vocês de amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes dei a conhecer. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, eu os escolhi” João 15:13-16 

O amor de Deus é incondicional  

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores. “Romanos 5:8 

Mais que amor de mãe       

“Será que uma mulher pode se esquecer do filho que ainda mama, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, porém, não me esquecerei de você. Eis que eu gravei você nas palmas das minhas mãos; as suas muralhas estão continuamente diante de mim.” Isaías 49:15,16 

Você é filho de Deus 

“Vejam que grande amor o Pai nos tem concedido, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. 

Amados, agora somos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 1 João 3:1,2 

O amor de Deus protege 

“De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; ele é a minha forte rocha e o meu refúgio.” Salmos 62:7 

“Mas Deus os salvou por amor do seu nome, para lhes revelar o seu poder.” Salmos 106:8 

Jesus deu tudo 

“Não digo isto na forma de mandamento, mas para provar se o amor de vocês é sincero, comparando-o com a dedicação de outros. Pois vocês conhecem a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que, por meio da pobreza dele, vocês se tornassem ricos.” 2 Coríntios 8:8,9 

Graças a Deus por seu amor eterno! 

Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *