para ser um sem vergonha…


Romanos 1.16-17

“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: “O justo viverá por fé.”

Paulo nos diz que não devemos nos envergonhar do evangelho, pelo contrário, devemos proclamá-lo a todos, em todo lugar. O evangelho é poderoso,e enquanto outros poderes estão empenhados em destruição, o evangelho de Cristo é o poder que salva! E para isso basta crer! O único requisito é crer no poder do Evangelho. O Evangelho que nos mostra que Jesus, o Cristo de Deus, encarnou, viveu entre nós, morreu por nós na cruz, e ressuscitou em favor dos pecadores, por mim e por você. O coração que se abre ao Evangelho recebe o poder de Deus que destruirá tudo que nele houver, para fazer com que fiquemos a cada dia, mais parecidos com Jesus.

A carta de Paulo aos romanos é considerada sua mais importante epístola. Exerce forte influência na história da humanidade, e pode muito bem ser comparada aos quatro evangelhos, pois sintetiza o poder do Evangelho, que o Evangelho é o poder de Deus ilimitado, pois Deus é ilimitado, e que fora do Evangelho não há salvação.

Somente aqueles que colocam sua confiança em Cristo e o recebe como Salvador e Senhor, recebem a salvação. Não importa o que somos ou quem somos. Se grandes ou pequenos, ricos ou pobres, doutores ou ignorantes, todos somos salvos por Jesus Cristo, através da fé. Uma fé que é graça, fé não meritória, dom de Deus.

QUEM É CRISTÃO, GENUÍNO, NÃO TEM VERGONHA DE FALAR DE JESUS.

Se nos envergonhamos do Evangelho é porque o rejeitamos. Consideramos o Evangelho como algo inferior, que para nada serve. Irrelevante. Quem se envergonha do Evangelho demonstra sua descrença e falta de fé no Evangelho. A Bíblia nos ensina que quem crê jamais se envergonhará do Evangelho.

O Apóstolo Paulo relaciona os MOTIVOS de seu orgulho pelo Evangelho:

1. O Evangelho é o poder de Deus para salvação– Romanos 1:16 “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” e Colossenses 1:19-20 “Porque Deus achou por bem que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.”

– O poder de Deus não está no jejum, nas orações, nas confissões ou nas muitas denominações.
– O poder de Deus está no Evangelho.

2. O Evangelho é a verdade –  ”Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17:17 ; “Porque nada podemos contra a verdade, senão a favor da verdade.” 2 Coríntios 13:8

3. O Evangelho é o único meio de salvaçã ”Nele também vocês, depois que ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, tendo nele também crido, receberam o selo do Espírito Santo da promessa.” Efésios 1:13

“Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6

Jesus não discrimina ninguém.
A salvação é para todas os povos, culturas e raças.

4. O Evangelho é a revelação da justiça de Deus – “Porque a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: “O justo viverá por fé.””
Romanos 1:17

Uma justiça que é pela fé, do princípio ao fim.

Empty Tomb Of Jesus Christ At Sunrise With Three Crosses In The Distance – Resurrection Concept

Mas o que vemos hoje é que muitos se envergonham da mensagem genuína do Evangelho e criam adaptações, novas versões do Evangelho, como que readaptando ideias e métodos humanistas,”corrigindo a rota” da palavra de Deus, que deixa de ser, segundo suas mentalidades, de ser inerrante. “Eles trocaram a verdade de Deus pela mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito para sempre. Amém!” Romanos 1:25

Deixam de chamar a Jesus de Senhor para chamá-lo de irmão. E em muitos casos, de um irmão “menor”, ou até mesmo de um irmão bastardo. Deixam de anunciar o arrependimento e denunciar o pecado para anunciar o grande negócio da fé religiosa repleta de benesses e vitórias pessoais, prosperidades individuais e felicidade egoísta. Um evangelho centrado no humano caído, que busca sempre suavizar a mensagem do Evangelho,para que não se espantem e fujam dos “templos”.

“e, por isso, estou sofrendo estas coisas. Mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar aquilo que me foi confiado até aquele Dia.” 2 Timóteo 1:12

A Bíblia também nos ensina que não seremos jamais envergonhados por sofrermos pelo Evangelho. Pois, esse breve padecimento é graça concedida por Deus:

“Porque vocês receberam a graça de sofrer por Cristo, e não somente de crer nele, pois vocês têm o mesmo combate que viram em mim e que agora estão ouvindo que continuo a ter.” Filipenses 1:29,30

E em algum momento desta breve vida: “Na verdade, todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” 2 Timóteo 3:12

Mas, sempre o mas surgindo em contraponto, dos altos púlpitos o que ouvimos é “pare de sofrer”!, “tenha uma vida vitoriosa”, “conquiste”, “eu tomo posse”, “eu profetizo”,”eu determino” e muito mais. É certo que em Cristo somos mais que vencedores, mas, não existe vitória sem luta e dor. Ninguém vence em Cristo sem padecer com Cristo. Não há Evangelho sem cruz

O que nos capacita como vitoriosos não é nosso braço, nossa coragem, nosso saber, nosso status social, cultural, bens, ou nossos relacionamentos, ou qualquer outra nomenclatura revestida de poder.

Quem nos capacita a vencer é o Espírito Santo agindo em nós. Transformando-nos do interior para o exterior. O Espírito de poder, de amor e de moderação para pregarmos o Evangelho que vivemos.

“Por acaso eu procuro, agora, o favor das pessoas ou o favor de Deus? Ou procuro agradar pessoas? Se ainda estivesse procurando agradar pessoas, eu não seria servo de Cristo. Mas informo a vocês, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é mensagem humana, porque eu não o recebi de ser humano algum, nem me foi ensinado, mas eu o recebi mediante revelação de Jesus Cristo.” Gálatas 1:10-12

Assim como o apostolo Paulo, também nós devemos ter orgulho do Evangelho, pois o Evangelho é o poder de Deus e salvação para todo aquele que crê. Paulo disse que não tinha vergonha do Evangelho, e por isso anunciava a mensagem mesmo que não estivesse em templos que de alguma forma estivesse relacionados com essa mesma mensagem. Até porque nenhum templo foio construído como resultado da pregação do evangelho.

O Evangelho é poder, para um propósito definido. É o poder de Deus para a salvação. Esse é o fim e o resultado do Evangelho. Evangelho é salvação, justificação e glorificação. E por esse Evangelho fui salvo, estou sendo salvo e serei salvo. O Evangelho é pessoal e para todos igualmente. Toda a raça humana, sem fronteiras ou barreiras, sejam raciais ou religiosas. Qualquer um pode vir. É universal, mas limitado a quem nele acreditar. Só se obtêm a salvação através da fé no sacrifício da cruz feita por Jesus.

Quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador pessoa, Deus vê a nós Nele, em Cristo. Deus nos aceita pelo que Cristo fez por nós. O único método de se obter essa justiça é pela fé. É uma justiça imputada pela fé. Não há como a conquistar. Não há tarefas a serem cumpridas para alcançá-la. Não há como comprá-la. Só a alcançamos pela fé. Paulo nos disse em Filipenses 3:9 :”e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, mas aquela que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé.”
As palavras justiça e justificar são derivadas da mesma raiz. Ser justo é o significado principal, contrário ao pecado. É o estado onde se resiste à prova de seu julgamento por Deus. É o caráter e os atos de alguém aprovado por Ele, por este estar em perfeita relação com Ele e Sua vontade, vivendo Seu ideal e padrão. Justiça de Deus é o que Deus exige e é o que Deus fornece.

Deus nos salvou pela fé, e pela fé é que continuamos a viver, e pela fé morreremos e com Ele estaremos.

Justificação pela fé significa que um pecador, todos nós, confia em Cristo, não apenas ser perdoado porque Cristo morreu por nós, por nossos pecados, mas também se completa em Cristo diante do Pai. A remissão dos pecados vai além pois também adiciona a justiça. Paulo em Romanos 4:23 – 25, disse:”E as palavras “lhe foi atribuído” foram escritas não somente por causa dele, mas também por nossa causa, visto que a nós igualmente nos será atribuído, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou para a nossa justificação.”
O ato de justificação de Deus pela fé não é uma decisão arbitrária de Sua parte, pois justificando o pecador Ele não ignora Sua santidade ou Sua justiça.

Visto que somos salvos pela graça de Deus, não há mérito algum em nós. Não somos salvos por nenhuma outra condição do que confiarmos em Cristo. Deus seria confrontado com a possibilidade de desafiar Sua própria justiça se a pena não fosse paga. Não há outra porta pela qual o pecador pode adentrar à salvação.

Bíblia online Versão NAA em: https://www.bibliaonline.com.br/naa/index

Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *