misericórdia

Misericórdia

Significado: Sentimento de pesar ou de caridade despertado pela infelicidade de outrem; piedade, compaixão. Ação real demonstrada pelo sentimento de misericórdia; perdão concedido unicamente por bondade; graça. in https://www.dicio.com.br/misericordia

Quantas vezes a invocamos em nosso favor em meio ao desespero diário? Quantas vezes não a deixamos de lado, escondida, oculta, quando dirigidas em súplicas para nós?

A MISERICÓRDIA DO SENHOR, o que é?

“Jesus prosseguiu, dizendo: — Um homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de alguns ladrões. Estes, depois de lhe tirar a roupa e lhe causar muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto. Por casualidade, um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho e, vendo aquele homem, passou de largo. De igual modo, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, passou de largo. Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou perto do homem e, vendo-o, compadeceu-se dele. E, aproximando-se, fez curativos nos ferimentos dele, aplicando-lhes óleo e vinho. Depois, colocou aquele homem sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, separou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: “Cuide deste homem. E, se você gastar algo a mais, farei o reembolso quando eu voltar.” Então Jesus perguntou: — Qual destes três lhe parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos ladrões? O intérprete da Lei respondeu: — O que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: — Vá e faça o mesmo.” Lucas 10:30-37

Trazendo à nossa realidade, estamos sempre desempenhando esses mesmos papéis, muitas vezes contrastante, seja no papel do sacerdote, seja no papel do levita, poucos como o samaritano. Mas todos com certeza, no papel do viajante atacado, largado quase morto, quase esquecido à beira da estrada, ou como uma lembrança de estorvo, lembrança desagradável. E estamos sempre relutando em demonstrar compaixão com o próximo, estamos sempre pensando em troca e nunca, ou quase nunca, em ajudar por amor, sem esperar qualquer recompensa, sem esperar algo em troca.

Encontramos em Efésios 2:4-6 : “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça vocês são salvos — e juntamente com ele nos ressuscitou e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus.”

Qual o nosso valor, ou o que poderíamos ter feito, que movesse a misericórdia de Deus em nosso favor? Ainda assim, Ele nos deu a salvação. Sua graça, amor e misericórdia se derrama sobre nós em todo o tempo, o tempo todo, sem cessar. Assim somos, viajantes deixados à beira da estrada, meio que mortos em nossos delitos. Criamos religiões, filosofias e mais um punhado de penduricalhos na ânsia de nos ajudar-nos, mas tudo passa ao largo. Como o sacerdote e o levita. E o Senhor, que é rico em misericórdia nos estende a mão, nos livra das trevas e nos leva para o reino do Filho.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que não pode ser destruída, que não fica manchada, que não murcha e que está reservada nos céus para vocês, que são guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para ser revelada no último tempo.”
1 Pedro 1:3-5

“Dificilmente alguém morreria por um justo, embora por uma pessoa boa alguém talvez tenha coragem para morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores.” Romanos 5:7,8

Estávamos esquecidos, mortos. E o Senhor cheio de amor, misericórdia e compaixão, Ele então nos estende Sua mão e nos resgata, faz-nos vivos outra vez. Sendo, todos nós ainda indignos, nos vestiu de dignidade. Embora pecadores, nos deu vestes de justiça. Embora numa situação de separação, inimigos Seus que eramos, Ele nos reconciliou consigo mesmo. Estávamos envoltos em trevas, mas fomos transportados para o reino da luz do Filho do Seu amor, por Sua graça e misericórdia dispensadas para cada um de nós.

VASOS DE MISERICÓRDIA

Não é pelo tanto que fazemos, nem mesmo pelo que fazemos, por nossa própria força e coragem, poder, mas sim, e exclusivamente pela misericórdia de Deus. Sem a Sua misericórdia, por nós mesmos, nada há que possamos fazer.

Paulo nos diz:”Que diremos, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos de ira, preparados para a destruição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para glória? Estes vasos somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios, como também diz em Oseias: “Chamarei de ‘meu povo’ ao que não era meu povo; e de ‘amada’ à que não era amada.Romanos 9:22-25

Éramos vasos de ira, agora resgatados somos vasos de misericórdia preparados por Deus, preparados para a Sua glória. Pois:

“Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos.” Lucas 1:51

“Não te lembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgressões. Lembra-te de mim, segundo a tua misericórdia, por causa da tua bondade, ó Senhor .” Salmos 25:7

“Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia,” Salmos 33:18

“Muitos são os sofrimentos do ímpio, mas o que confia no Senhor , a misericórdia o cercará.” Salmos 32:10

“Pois a tua misericórdia se eleva até os céus, e a tua fidelidade, até as nuvens.” Salmos 57:10

“Responde-me, Senhor , pois compassiva é a tua graça; volta-te para mim segundo a riqueza das tuas misericórdias.” Salmos 69:16

“Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e bondoso, tardio em irar-se e grande em misericórdia e fidelidade.” Salmos 86:15

“Pois quanto o céu se eleva acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.” Salmos 103:11

Se pudéssemos resumir, seria: Deus é rico em misericórdia, e nos gerou por Sua grande misericórdia; Seus caminhos são misericórdia e verdade, e se estendem diante de Seus olhos; toda a terra recebe Sua misericórdia sem cessar, as gerações se sucedem mas Sua misericórdia não muda para aqueles que O temem; Seus olhos estão atentos aos que confiam em Sua misericórdia; Sua misericórdia é boa e preciosa; Deus age como Pai bondoso e se compadece daqueles o temem e O buscam; Sua misericórdia abraça toda a criação; todos nós somos vasos de misericórdia, preparados por Ele para Sua gloria”

EXEMPLOS DE MISERICÓRDIA DO SENHOR

A misericórdia de Deus acompanha a história da humanidade desde seu inicio, desde sua criação, e continuou após a queda do homem. Vejamos alguns exemplos da misericórdia do Senhor:

“E Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos.”
Daniel 1:9

“Perdoa, pois, a iniquidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia e como também tens perdoado a este povo desde a terra do Egito até aqui.” Números 14:19

“E Jacó orou: — Deus de meu pai Abraão e Deus de meu pai Isaque, ó Senhor , que me disseste: “Volte para a sua terra e para a sua parentela, e eu farei bem a você”, sou indigno de todas as misericórdias e de toda a fidelidade que tens usado para com o teu servo. Pois com apenas o meu cajado atravessei este Jordão; já agora sou dois grupos.” Gênesis 32:9,10

“Porém o Senhor teve misericórdia de Israel, se compadeceu deles e voltou-se para eles, por amor da aliança com Abraão, Isaque e Jacó; e não quis destruí-los e, até agora, ainda não os expulsou da sua presença.” 2 Reis 13:23

“Mas Ló disse a eles: — Assim não, meu Senhor! Eis que o teu servo encontrou favor diante dos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia para comigo, salvando-me a vida. Mas não posso fugir para o monte, pois receio que a destruição vá me alcançar, e eu morra.” Gênesis 19:18,19

“E o dono de José o tomou e o lançou na prisão, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; ali José ficou na prisão. O Senhor , porém, estava com José, foi bondoso com ele e fez com que encontrasse favor aos olhos do carcereiro.” Gênesis 39:20,21

A misericórdia do Senhor acompanhou a descendência de Adão, livrou Noé, acompanhou Abraão e Isaque(Gênesis 24: 1-25), Jacó, José e todo o Israel, na Antiga Aliança.

A misericórdia do Senhor é imensurável, não há como contê-la em medidas. A misericórdia de Deus não é algo que é dado em algumas ocasiões ou determinadas oportunidades, num período qualquer. Ela é constante, permanente. É uma característica própria de Deus e de Sua natureza.

E o próprio Senhor nos aconselha:

“Tendo, pois, Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que adentrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas; pelo contrário, ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Portanto, aproximemo-nos do trono da graça com confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça para ajuda em momento oportuno.” Hebreus 4:14-16

Todos precisamos de misericórdia. Ninguém sobrevive sem a misericórdia de Deus, por isso cheguemos com confiança. Abramos nosso corações a Deus, peçamos a Sua misericórdia, que Sua compaixão não se afaste de nós. Como fez o salmista:

“Bem-aventurado é aquele que ajuda os necessitados; o Senhor o livra no dia do mal. O Senhor o protege, preserva-lhe a vida e o faz feliz na terra; não o entrega à vontade dos seus inimigos.” Salmos 41:1,2

“Senhor , não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. Tem compaixão de mim, Senhor , porque eu me sinto debilitado; sara-me, Senhor , porque os meus ossos estão abalados.” Salmos 6:1,2

“Compadece-te de mim, Senhor ; vê a que sofrimentos me reduziram os que me odeiam, tu que me levantas das portas da morte;” Salmos 9:13

“Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito. Alivia-me as tribulações do coração; tira-me das minhas angústias. Considera as minhas aflições e o meu sofrimento e perdoa todos os meus pecados.” Salmos 25:16-18

“Ouve, Senhor , e tem compaixão de mim; sê tu, Senhor , o meu auxílio.” Salmos 30:10

“Compadece-te de mim, Senhor , porque estou angustiado; de tristeza se consomem os meus olhos, a minha alma e o meu corpo.” Salmos 31:9

“Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.” Salmos 51:1

“Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e bondoso, tardio em irar-se e grande em misericórdia e fidelidade. Volta-te para mim e tem compaixão de mim; concede a tua força ao teu servo e salva o filho da tua serva.” Salmos 86:15,16

Ninguém que buscar a misericórdia do Senhor é deixado vazio. Entre tantos casos citamos:

Paulo :

“Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, que sou o principal pecador, Cristo Jesus pudesse mostrar a sua completa longanimidade, e eu servisse de modelo para todos os que hão de crer nele para a vida eterna.” 1 Timóteo 1:16

 Os homens cegos:

“Saindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, gritando: — Tenha compaixão de nós, Filho de Davi! Quando ele entrou em casa, os cegos se aproximaram, e Jesus lhes perguntou: — Vocês creem que eu posso fazer isso? Eles responderam: — Sim, Senhor! Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: — Que se faça com vocês conforme a fé que vocês têm. E os olhos deles se abriram. Jesus, porém, os advertiu severamente, dizendo: — Tenham cuidado para que ninguém fique sabendo disto. Eles, porém, saíram e espalharam a notícia a respeito de Jesus por toda aquela terra.” Mateus 9:27-31

A mulher de Canaã

“Saindo dali, Jesus foi para a região de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher cananeia, que tinha vindo daqueles lados, clamava: — Senhor, Filho de Davi, tenha compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoniada. Jesus, porém, não lhe respondeu palavra. Então os seus discípulos, aproximando-se, disseram: — Mande-a embora, pois vem gritando atrás de nós. Mas Jesus respondeu: — Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: — Senhor, me ajude! Jesus respondeu: — Não é correto pegar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos. A mulher disse: — É verdade, Senhor, pois os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então Jesus exclamou: — Mulher, que grande fé você tem! Que seja feito como você quer. E, desde aquele momento, a filha dela ficou curada.” Mateus 15:21-28

O pai com o filho endemoniado

“E eis que, do meio da multidão, surgiu um homem, dizendo em alta voz: — Mestre, peço que o senhor olhe o meu filho, porque é o único que tenho. Um espírito se apodera dele, e, de repente, o menino grita, e o espírito o convulsiona até espumar; e dificilmente o deixa, depois de o ter maltratado. Pedi aos seus discípulos que o expulsassem, mas eles não puderam. Jesus exclamou: — Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei com vocês e terei de suportá-los? Traga o seu filho aqui. Quando o menino estava se aproximando, o demônio o atirou no chão e o convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou ao pai.” Lucas 9:38-42

A misericórdia do Senhor e Sua compaixão para conosco é como a grandeza do próprio Deus, abraça a toda a criação, envolve os céus e a terra. Estamos cercados por Seu amor e compaixão. Sua misericórdia nos dá vida.

Assim, falem e vivam como pessoas que serão julgadas pela lei da liberdade.


“Porque o juízo é sem misericórdia sobre quem não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.” Tiago 2:12,13

“— Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” Mateus 5:7

“E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.” Hebreus 4:13

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos consola em toda a nossa tribulação, para que, pela consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que estiverem em qualquer espécie de tribulação.” 2 Coríntios 1:3,4

alcir de lima

Join the Conversation

  1. Excellent article. Keep posting such kind of info on your site.
    Im really impressed by your site.
    Hello there, You have performed a fantastic job. I’ll certainly
    digg it and personally suggest to my friends. I’m confident they will be
    benefited from this web site.

Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *