RENOVANDO A CONFIANÇA EM DEUS

“Por meio do Espírito Santo, que habita em nós, guarde o bom tesouro que lhe foi confiado.” 2 Timóteo 1:14 

Deus habita em todos nós, nesse sentido, quando olhamos para o presente ou para o futuro, precisamos, antes de mais nada, entregar nossa vida ao Pai e ter a confiança que ele está ao nosso lado. Deus conhece nossas fragilidades, nossos medos e necessidades e nos guiará sempre pelos melhores caminhos. É como se duas pessoas se associassem uma à outra, e que só conseguirá manter um relacionamento estreito comunicando-se mais abertamente uma com a outra, com respeito mútuo. 

Neste nosso tempo atual, o ritmo que a vida nos dita, onde o tempo é cada vez mais escasso, e estamos sempre aceitando nos sobrecarregarmos com nossas relações sociais. nossos empregos, relacionamentos complicados com tendencias malignas, onde tudo acaba por exercer uma atração muito forte e cada vez mais presente. Essas coisas acabam por perturbar nosso coração além do necessário. Sejam pessoas, sejam acontecimentos que vão marcando o mundo, como o aumento de atos violentos, com um viés maligno, essas coisas vão atrapalhar nosso relacionamento com Deus. Acabamos nos afastando de Deus quando enfrentamos problemas, e estando longe é difícil aquietar e nos aproximarmos de Deus e buscar Dele orientação, esclarecimento, acolhimento. Nossa tendencia é buscar resolver tudo com nossa força de vontade e capacidade intelectual, sem orientação ou propósitos corretos. Como resolver? 

“Ao que Jesus lhes disse: — Tenham fé em Deus. Porque em verdade lhes digo que, se alguém disser a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar”, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso digo a vocês que tudo o que pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim será com vocês.”  Marcos 11:22-24 

“Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando, pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.” Tiago 1:6 

Nessa relação de entrega e escuta é preciso confiarmos nossa vida ao Pai, é preciso nos mantermos atentos às suas respostas e chamados, acreditando, sempre, que ele é o nosso abrigo, nossa rocha. É o que podemos enxergar e refletir, exercitarmos como nos ensina o Salmo 31:  

“Em ti, Senhor, me refugio; não seja eu jamais envergonhado; livra-me por tua justiça. Inclina-me os ouvidos, livra-me depressa; sê o meu castelo forte, cidadela fortíssima que me salve. Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por causa do teu nome, tu me conduzirás e me guiarás.” Salmos 31:1 

FORTALECENDO A FÉ 

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem.”(Hebreus 11:1) 

“Ao que Jesus lhes disse:— Tenham fé em Deus.” (Marcos 11:22) 

“Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus;“(Efésios 2:8) 

A fé é um dom de Deus que se fortalece através de nossas orações e momentos de conexão com Cristo. Ao iniciarmos o dia, nada melhor que renovarmos nosso compromisso com a capacidade de crer em Deus e também em nossos irmãos.  A fé precisa ser alimentada constantemente, a cada instante é preciso se exercitar na fé, tal um atleta que precisa se exercitar para criar força. Um músculo depende de alimento, mas se não houver exercício, aumenta, mas de gordura, flácido e fraco. 

“Eu creio! Ajude-me na minha falta de fé!” (Marcos 9:24) 

Diante de uma situação em que os discípulos não souberam como exercer a fé, foi preciso que Jesus repreendesse aquele instante de incredulidade, e um homem assumindo sua fraqueza na fé, passou a crer e recebeu seu milagre. Fé não é um posicionamento, jogo de palavras apenas, é algo sobrenatural. 

“Ao que o Senhor respondeu: — Se vocês tivessem fé como um grão de mostarda, diriam a esta amoreira: “Arranque-se e transplante-se no mar.” E ela obedeceria.” (Lucas 17:6) 

Quando Jesus declara em comparação que a fé é como um grão de mostarda está mostrando que não importa o tamanho, mas a força. Até mesmo uma pequena semente consegue mover-se sob a terra e fazer subir acima do solo. Ninguém vê a semente enterrada, apenas será vista quando a mesma brotar. Assim a fé não é pela aparência, mas pelo poder de Deus. 

“E o Deus da esperança encha vocês de toda alegria e paz na fé que vocês têm, para que sejam ricos de esperança no poder do Espírito Santo.” (Romanos 15:13)  

ESPERANÇA E RENOVAÇÃO 

“Esperança adiada faz adoecer o coração; desejo cumprido é árvore de vida.” (Provérbios 13:12) “Porque na esperança fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança. Pois quem espera o que está vendo?” (Romanos 8:24) “Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.” (Gálatas 5:5) “Pois tu és a minha esperança, Senhor” (Salmos 71:5) 

A esperança é um sentimento muito positivo em nossas vidas. Com ela, passamos a encarar as nossas trajetórias com mais sentido e perspectiva. É convicção da realidade de algo que esperamos. É algo maior que a expectativa, é confiança. A Bíblia nos diz: “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade.” (Salmos 146:5,6) 

Igualmente, quando falamos em esperança, logo também nos referimos à confiança que temos em Deus. Ao crermos no Pai, passamos a encarar nossas vidas com mais calma e paz interior, respeitando o tempo dos acontecimentos.  

“Bendito aquele que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, porque as suas folhas permanecem verdes; e, no ano da seca, não se perturba, nem deixa de dar fruto.”(Jeremias 17:7,8) 

Apeguemos-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.” Hebreus, 10, 23 

“Que o Deus da esperança encha vocês de completa alegria e paz na fé, para que vocês transbordem de esperança, pela força do Espírito Santo.” (Romanos, 15,13) 

RENOVAÇÃO 

Por fim, quando estamos passando por momentos difíceis, com a impressão de que a cada dia eles aumentam, ou até mesmo quando buscamos algum sentido em tudo que estiver acontecendo, ainda assim deixemos que a Palavra de Deus nos estimule a fé e mantenha viva nossa esperança. É preciso criar o hábito diário e meditar, de buscar manter sempre viva a conexão com o Pai. Certamente nosso coração transbordará de alento e alegria. 

Paulo sempre se apresentava seguro e convicto, e em todos os momentos sua satisfação estava em gloriar-se na expectativa da glória de Deus: 

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual obtivemos também acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança, a perseverança produz experiência e a experiência produz esperança. Ora, a esperança não nos deixa decepcionados, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado.” (Romanos 5:1-5) 

Ao sermos expostos à revelação da glória de Deus é que percebemos que há muito mais do que podemos imaginar, há muito mais além da existência humana. Quem nos alimenta e sustenta nossa fé são as Escrituras Sagradas. A ela devemos nos apegar e buscar sentido para tudo: 

“Pois tudo o que no passado foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.”(Romanos 15:4) 

“Por isso não desanimamos. Pelo contrário, mesmo que o nosso ser exterior se desgaste, o nosso ser interior se renova dia a dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação, na medida em que não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas.” (2 Coríntios 4:16-18) 

“Que o próprio Jesus Cristo, nosso Senhor, e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça, console o coração de vocês e os fortaleça em toda boa obra e boa palavra.”(2 Tessalonicenses 2:16,17) 

As más notícias aos nos bombardearem, acabam por enchermos de um pessimismo assustador. Mas as Boas Novas do Evangelho estão para dar a todos quantos queiram esperança. Não importa o quão desanimados possamos estar. Muitas pessoas estão sendo oprimidas por conta da decepção que a vida lhes trouxe, acabam ficando doentes e não conseguem enxergar esperança alguma. Mas nossa esperança vem de Deus, está em Deus e vai em direção a Deus e Seu Cristo, nossa única garantia de vitória. 

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação e perseverem na oração.” (Romanos 12:12) 

Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *