Parábola da Ovelha Perdida

“Então Jesus lhes contou esta parábola: — Qual de vocês é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E, quando a encontra, põe-na sobre os ombros, cheio de alegria. E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: “Alegrem-se comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.” Digo a vocês que, assim, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”

Esta é a primeira figura do tríptico(conjunto de três pinturas unidas por uma moldura tríplice)as outras são: a parábola da dracma perdida e a parábola do filho pródigo. O pastor nesta parábola é o grande Pastor, Jesus Cristo. Nós somos as ovelhas. Ele tinha 100 ovelhas e uma delas estava perdida. Francamente, começar com 100 ovelhas e terminar com 99 foi um resultado aceitável. No entanto, este Pastor não estava satisfeito com apenas 99 ovelhas. Quando uma delas se perdeu, ele saiu para procurá-la. Quando a encontrou, colocou-a sobre Seus ombros, que era o lugar e símbolo da força. Ele foi e é capaz de salvar para sempre.  Esta parábola é uma figura do Senhor Jesus Cristo buscando aqueles que pertencem a Ele.

Quando nosso Senhor veio reivindicou para Si o título de Bom Pastor. Enquanto aqui em Lucas Ele procura as ovelhas, no Evangelho Segundo João Ele dá Sua vida, Ele morre por elas. Não significa que haja preferência pelo pecador em detrimento dos justos, nem que os justos sejam hipócritas, mas que fica evidente o mistério que é o amor do Pai, que se alegra em acolher o pecador arrependido ao lado do justo que persevera.

Há aqui uma narrativa complicada. Como pode um pastor responsável deixar, sozinhas, noventa e nove ovelhas e partir atrás de uma única ovelha? Naquela realidade cultural os pastores não deixavam as ovelhas sozinhas, abandonadas. Pastoreavam em grupos ou as deixavam em local seguro. Na parábola a situação é clara e direta: o pastor está comprometido com a ovelha que se perdeu, e as restantes estão em lugar seguro, o que demonstra que o pastor é responsável e dedicado ao seu rebanho, não importando o tamanho do rebanho.

Esta parábola é uma resposta do Senhor para as atitudes irresponsáveis das lideranças religiosas frente às necessidades dos membros das suas comunidades. Quantas ovelhas se encontram perdidas por não serem bem cuidadas, bem alimentadas, por esse imenso sistema religioso encravado em nossos dias, com tantas regras e liturgias? De acordo com o Evangelho de Jesus, os marginalizados, oprimidos e necessitados requerem uma atenção mais responsável por parte da liderança religiosa, o que não vem acontecendo desde os tempos de Jesus.

A parábola nos ensina que uma pessoa importa para a vida cristã, ao contrário do que costumamos pensar, olhamos com muito mais cuidado as noventa e nove do que uma que se desgarrou. Para nosso bem, o Bom Pastor não age dessa forma. Pois para Ele, nenhuma das Suas ovelhas poderá ficar perdida em definitivo.

Passamos nossas vidas buscando abrigo em tantos lugares, em tantas religiões, em riquezas e poder, em status social, em fama ou qualquer outra coisa que pensamos irá nos trazer satisfação e preenchimento das lacunas em nosso coração. Porém quando somos encontrados e resgatados, quando somos acolhidos nos braços do Bom Pastor, entendemos que não encontramos a Cristo mas que Cristo é quem nos encontrou.

Aos que se sentem desgarrados, perdidos, abandonados, ouçam a voz do Bom Pastor chamando de volta à segurança de Seu aprisco.

Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *